A Psicose em Shellder: Uma Autoanálise Freudiana — 2: Os Inimigos Constantes, o Id e o Superego
Psicose na Esquizofrenia e no Transtorno afetivo bipolar na visão Freudiana PARTE 2-EGO X INCONSCIENTE-AS CATEXIAS E O INIMIGO CONSTANTE O SUPEREGO
Por Shellder Feitosa De Sousa
Psicanalista Clínico
Resumo
Sobre o olhar da psicanálise Freudiana,esse artigo foi desenvolvido com um olhar psicoteórico sobre a psicose no transtorno bipolar e esquizofrenia. Tem como ponto principal auxiliar estudiosos da psicopatologia a entender sobre o desenvolvimento e o método de enfrentamento pessoal do transtorno psíquico.
Palavras-chave: Psicose,esquizofrenia,transtorno bipolar
Introdução
De acordo com meus estudos e experiência pessoal já que sou portador da esquizofrenia desenvolvi um diário que ainda está em desenvolvimento sobre o enfrentamento da psicose.
Portanto trata-se de um estudo e análise pessoal onde através da abordagem freudiana estou desenvolvendo um projeto com objetivo de fortalecer e como estratégia de enfrentamento das crises psicóticas controlar os processos da mente através de um diário de emoções baseado nas citações de Freud.
PARTE 2-Ego X Inconsciente-Inimigo 2-As catexias
É comum que em nossos delírios e alucinação tenhamos as catexias,que para Freud é o foco da libido num único objeto trazido por pelos traumas do conflitos inconsciente,ou seja,o reprimido devido as relações objetais da educação parental(não falo só dos pais,mas de todas as relações educacionais que temos,as instâncias do superego, da infância.Então eu teria aí o primeiro de muitos embate que vocês queridos leitores vão acompanhar “o Superego” e o descontrole do id,a internação dos conceitos moral e religiosos.Em muitos dos casos a oportunidade maior de um enfrentamento de uma crise psicótica é uma fragmentação que está fraco que se subjulga entre os desejos do id e um superego punitivo e julgador voltado a moral e a perfeição.
Nesse caso queridos leitores cabe aqui um questionamento socrático:
Com qual parte de mim que estou lidando?
Questionemos então as nossas crenças.
A aqueles que sentirem inveja de mim,eu questiono:
Qual parte de mim está faltando em você?
É comum que lidemos com inconsciente descritivos,uma qualidade específica de delírio e alucinações devido a um estado mental.
Da-se aí a um primeiro embate:Combater racionalizando e com minha realidade psíquica criando a minha realidade,estudei,aumentei minha consciência de forma a me tornar lúcido e lógico,no qual queridos leitores vocês vão ter de encontrar uma forma,ou seja,conheça seu inimigo,que no meu caso é minha própria mente.
Pílula do conhecimento:No cérebro do psicótico o cérebro usa de sinapses do reprimido infantil fazendo com que percamos o senso da realidade dando nos a percepção que estamos sobre controle,a paranóia,o delírio de perseguição.
O principal é ter mente,as alucinações e delírios não são reais,são criações do seu cérebro,aceitemos queridos leitores que temos aqui uma psicopatologia perfeitamente explicada pela psiquiatria,mesmo que ainda mística e misteriosa,vou ser enfático:AS ALUCINAÇÔES E DELÌRIOS NÃO EXISTEM,mas elas são parte de você,elas são você se explicando e reconstruindo como diz Freud em diversos fragmentos.
Será natural que na nossa luta e a medida que vamos nos conhecemos,enfrentemos os distúrbios causados pelo id e pelo superego na consciência,a neurose e em alguns caso a neuropsicose,nada mais do que um momento de acordo com Freud,o ego se escondeu e o id se liberta do inconsciente,saibam queridos leitores,até a medicação fazer efeito será uma constante.Enfrente-o com conhecimento e lógica,mantenha-se na real.E acima de tudo cuidado com a armadilha do instinto primitivo,controle-se fazendo pausas,cuide da realidade externa o que exigirá de nós muita serenidade e resiliência.
È um verdadeiro sonho e pesadelo,mas a psicanálise é uma cura pelo amor e amor é um ato revolucionário,encontrei a coragem buscando,me enfrentando, e com a ajuda de uma psicanalista e um psicólogo da tcc,pois não podemos viver delirando e se esquecer de viver.
CONCLUSÃO
O que estamos passando é a expressão e fortuito da realidade ,pois a mente não é independente,o ego não é independente,existe uma posso usar Freud aqui no texto o futuro de uma ilusão,eles são fragmentações,uma espécie de civilização,independente em busca do prazer e do desprazer onde o reprimido empenham-se de vir do inconsciente ao consciente,explicando Freud nada mais do que a alta instância da mente examinando-nos e nos refreando ao mesmo tempo.Consciliemos os impulsos e tendência respectivamente incompatíveis com a nossa vida mental.
Se não nos controlarmos os delírios e alucinações tornam-se manifesto como tentativa de nos controlar e tirar-nos da realidade e fazer com que acreditemos neles,pois eles encontram no delírio uma porta aberta para o consciente e tornar uma realidade paralela lúcida,Conscilie pensamento e sentimento,ou o inconsciente e o consciente.ACORDEM!O SUPEREGO MOLDA SEU CARATER MOLDEM-NO ATRAVÉS DA SUAS ATITUDES E O ID MOLDA SUAS PAIXÕES,NÃO SE DEIXEM DOMINAR E REPRIMIR.E Acima de tudo fica o aviso,conheça a doença da sua mente,ela é sua pior inimiga,tornem a sua condição em algo aceitável,encontre um professor e torne isso algo doce de viver.Afinal onde há vida há esperança.
Bibliografia:
- Freud obras completas
- E meu diário pessoal